terça-feira, 19 de julho de 2011

SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CULTURAL

O Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás é um espaço de formação, produção e circulação artístico-cultural que visa contribuir para a ampliação do repertório de crianças, jovens e adultos, na formação profissional em artes e integração de ações para a comunidade, dando subsídios para políticas públicas de educação e de acesso à cultura.


Recentemente, o CEPABF tem se assumido em sua nova dimensão física - reorganização da casa, estabelecendo relações de trocas e sentimento de pertença entre funcionários, alunos e sociedade.


É nesse clima de reordenação que a Produção Cultural organiza o Seminário de Produção Cultural - Diálogos, Desafios e Desdobramentos a realizar-se no dia 3 de agosto de 2011 no CEPABF, com diálogos culturais entre participantes e convidados, apresentação do Plano de Ações da Produção Cultural, além da aplicação do sistema SWOT (FOFA), o qual aponta as condições atuais da casa. Tal conhecimento nos possibilitará a ampliação do campo de ação oferecendo ao  nosso público e à comunidade maior interação de forma  educativa, cultural, profissional e lúdica.

Integre-se também a este novo espaço!


Supervisão de Integração Escola-Comunidade
Produção Cultural




PROGRAMAÇÃO


08h - Apresentação Cultural


08h30 - Mesa de Abertura
Sonia Maria de Araújo - Diretora CEPABF
Soraia Paranhos Netto - Gestão de Capacitação e Formação Tecnológica/SECTEC
Reny Cruvinel - Assessoria de Comunicação/SECTEC


09h - MESA 1
Gestão de Espaços e Projetos Culturais
Décio Coutinho - AGEPEL
Germano Roriz Neto - ICBC
Virgilio Alencar - Pontão República do Cerrado
Nando Rocha - Grupo Sonhus Teatro Ritual
Mediadora: Juliana Leonardo - Mundo 2.0; GCG


10h30 - Café Cultural
Lançamento da revista Encontro Teatro - Grupo Sonhus Teatro Ritual


11h - MESA 2
As práticas e desafios da Produção Cultural
Claudinha Fernandes - Produtora Cultural
Marci Dornelas - Lúdica Projetos Culturais
Karla Rady - Olho Comunicação Estratégica
Christiano Verano - Mito Projetos Sócio-Culturais
Luana Otto - Balaio Produções Culturais
Mediadora: Liliane Freitas - AGEPEL


12h30 - Almoço


13h30 - MESA 3
Plano de Ações do Deptº de Produção Cultural
Wildes Andrade - Cultura e Arte: Aproximações e Distanciamentos
Anna Morais - Gestão de Projetos
Ana Lúcia Barbosa - Agenda Cultural
Keila Maria de Faria - Documentação Institucional
Lucinete Morais - Planejamento Estratégico


14h30 - Aplicação do Sistema SWOT (FOFA)


16h - Lanche Cultural - Apresentação


16h30 - Apresentação Coletiva do Sistema SWOT (FOFA)


17h30 - Encerramento
Entrega dos certificados


-----------------------------------------------------------------------------------
Currículo dos expositores do Seminário de Produção Cultural


Sonia Maria de Araújo - É musicista, atriz, artista plástica e educadora. Natural de Araguari-MG, Sonia é pós-graduada em Administração Educacional, especialista em Prógestão. Graduada em Licenciatura plena em Música (Educação Artística) e Bacharel em Instrumento (Piano) pela Universidade Federal de Goiás. Participou de vários cursos como de: “Teatro e Extensão (Universidade Federal de Goiás); “Os Marcos Conceituais Normativos e Técnico-Operacionais da Reforma da Educação Profissional” (UFG);” “O Desenvolvimento do Talento nos Diversos Instrumentos (UFG)”; 1º Seminário de Diretores (SEE-Go)”; “Gestão Escolar”; “Avaliação Instituição (Métodos)”; “4º Seminário de Educação Profissional (SENAC)”; “I Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica”(MEC), dentre outros.
Sonia Maria de Araújo é diretora da Escola de Arte Veiga Valle há 11 anos.  Instituição esta que a partir de 2002 transformou-se, mediante esforços da referida diretora, em referência em todo o território nacional, após ampliar suas atividades pedagógicas abordando também o ensino Técnico Profissional de Nível Médio, direcionado para a área de artes. Tal ampliação culminou na criação do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, do qual assumiu igualmente a direção a partir de 2002. Em 2008, o órgão anteriormente vinculado a Secretaria de Estado de Educação, passou para a supervisão da Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC), todavia a direção da escola não foi alterada. Sob a administração da diretora a instituição incentiva a formação de jovens em Artes em todo o Estado de Goiás, bem como, em todo território nacional, contribuindo para o desenvolvimento educacional dos jovens e formando profissionais qualificados em artes.

Soraia Paranhos NettoÉ Chefe do Gabinete de Gestão de Capacitação e Formação Tecnológica da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás.

Reny Cruvinel - É jornalista profissional, formado pela Universidade Federal de Goiás, redator publicitário e músico. Também cursou pós-graduação em Políticas Públicas, pela UFG. Foi produtor e repórter da TV Brasil-Central e da RBC FM, além de editor cultural da revista Terra Goyá e diretor de jornalismo da Rádio Aliança AM. Na RBC FM apresentou o programa Coisas Nossas, entrevistando artistas da região.
Como assessor de comunicação já atuou na Secretaria Estadual da Condição Feminina, Secretaria da Solidariedade Humana, no Centro Cultural Martim Cererê, na Secretaria de Ciência e Tecnologia e em espetáculos de grupos como o Sollo Brasil. Como redator publicitário atua na Identidade Comunicação.
É músico integrante dos grupos Essência e Expresso Luz. Junto com o diretor musical e guitarrista Luiz Chaffin produziu o projeto MPB em Goiás, com a publicação de um livro registrando a história da música feita no Estado a partir de seus compositores, contendo também partituras de músicas destes autores, além da gravação de um CD com músicas do projeto. O CD teve a participação das cantoras: Cláudia Vieira, Fé Menina, Larissa Moura, Débora di Sá, Taís Guerino, Bel Maia e Maria Eugênia. Desse disco foram veiculadas duas músicas na novela Araguaia, da Rede Globo, sendo uma delas “Companheiro”, com Maria Eugênia, tema de abertura da novela. Atualmente conclui a gravação do terceiro disco do grupo Essência, além de se preparar para o lançamento da segunda parte do livro MPB em Goiás, agora registrando os compositores da nova geração.

Décio Coutinho - Mestre em Gestão do Patrimônio Cultural (PUC-GO). Especialista em “Sociedades Pós-industriais e Organizações Criativas”, realizada em Roma-Itália na S3 Studium, com o sociólogo Domenico de Masi e em “Economia Criativa” na Fundação Barcelona Media, Barcelona-Espanha. Professor em pós-graduações. Palestrante do “Destinations 2005 - Fórum Mundial de Turismo”, do “Fórum Cultural Mundial 2006” e na “TEIA-2007”. Curador e Jurado de diversos editais nacionais, como Prêmio Cultura Viva 2008/2010 e Edital Nacional Conexão VIVO 2010. Foi o Coordenador Geral do Encontro de Negócios da Feira Música Brasil 2010 do Ministério da Cultura com cerca de 600 empresas participantes e mais de 2000 encontros nacionais e internacionais. Pesquisador e consultor em publicações, com destaque para:“Pesquisa Cara Brasileira - A Brasilidade nos Negócios” - 2001, “Elementos da Iconografia de Goiás” – 2003, ”Termo de Referência para Atuação do Sistema Sebrae na Área de Cultura” – 2006, “Estudo do Mercado da Música Independente” – 2008, “Estudo do Mercado do Audiovisual” – 2008, “Sabor e Gestão” -2009 e  “Produção Cultural no Brasil” - 2010.
Foi Gestor no Sebrae-GO do projeto “Economia da Cultura de Goiás” e Coordenador Nacional de Cultura no SEBRAE Nacional, atuando em todo país. Atualmente é Diretor de Ação Cultural na AGEPEL - Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira.   

Germano Roriz Neto - Empresário e agente cultural. Possui histórico na organização e realização de projetos, publicações e eventos de viés cultural.
No campo das artes audiovisuais tem-se destacado na realização do FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental), tendo realizado as sete ultimas de suas doze edições. Realizou ainda o 41°, 42º e 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o Cel.U.Cine (Festival de Micrometragem) em parceria com a Oi.
No âmbito da literatura, para citar apenas alguns de seus projetos concretizados, constam o Biblioteca Clássica Goiana-Séc.XX, o Fica-Livro oficial, o Estudos de Cora Coralina, a Coleção Olhares do Cerrado, o Anais da Bienal do Livro, o Goyaz, do Visconde de Taunay, o O Ministério Público e a proteção do patrimônio cultural, o Goiás 2010.Na música, as 5 edições do GOYAZ FESTIVAL - Mostra de Música Instrumental, as 6 últimas edições do CANTO DA PRIMAVERA - Mostra de Música em Pirenópolis,etc.
Em patrimônio: Brasília e Goiás - Promoção Internacional de turismo, Ano Brasil na França e Av. Goiás de Cara Limpa, dentre outros. Em teatro: as 4 últimas edições do TENPO – Mostra Nacional de Teatro de Porangatu.

Virgilio Alencar - Graduou-se em Marketing pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro). Em 2005 fez o curso de Gestão Pública pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e atualmente está cursando Administração pela Universidade Estácio de Sá (Goiânia). Iniciou estudos também nas áreas de Direito (1986) e Geologia (1994), mas não concluiu essas graduações.
Em sua experiência profissional atuou na Assessoria de Planejamento da UNE – União Nacional de Estudante e da UBES – União Brasileira de Estudantes Secundaristas (1986). Foi Relações Públicas da Câmara Brasileira de Empresas de Capital Nacional – CEBRACAN (1987), presidente do Centro de Memória da Juventude em São Paulo (1990), trabalhou em 1994 na Consultoria e Planejamento de Ações de Marketing da Credicard Universitário e Folha de São Paulo.  Responsável pela pesquisa e estruturação de projetos de restauração e reconstrução da sedes históricas das entidades estudantis no Brasil nos estados do Rio de Janeiro, Goiás e Paraná (1998). Em 2004 atuou como coordenador da Diretoria de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura de Goiânia, desenvolvendo convênios com instituições culturais populares, formação de agentes culturais e abertura das escolas nos finais de semana para atividades culturais com a comunidade. Entre 2005/2006 coordenou o Departamento de Eventos do Ministério da Cultura no Programa Cultura Viva da Secretaria de Programas e Projetos Culturais – SPPC. Em 2005 foi membro das seguintes comissões:
 - Comissão de Gestão dos FAC – Fundo de Apoio à Cultura, vinculado a Secretaria Municipal de Cultura em Goiânia.
- Comissão de Representantes do Ministério da Cultura, na 1ª Conferência Nacional de cultura.
- Comissão de Avaliação do 3º e 4º editais de seleção dos pontos de cultura.
Desde 2007 é coordenador do Pontão de Cultura República do Cerrado da Universidade Federal de Goiás 

Juliana Leonardo - Goiana, nascida em 1982, a sócio-proprietária do Mundo 2.0 Gestão de Projetos, formou-se em Turismo com ênfase em eventos em 2004 onde apresentou “A importância do marketing institucional das Organizações Jaime Câmara” como trabalho de conclusão de curso – TCC, e sua monografia sobre “A necessidade da valorização cultural para o desenvolvimento do turismo local”. Ainda na faculdade estagiou na Agencia Municipal do Meio Ambiente - AMMA na produção da I Conferência Internacional de Meio Ambiente realizada na capital goiana em 2004. Em 2006 organizou a I Jornada de Direito Processual Civil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC UCG, realizado, em novembro, pelo Sinapse jurídico. Foi assistente de produção e administração no projeto de Educação Patrimonial do Programa Vila Cultural financiado pelo Ministério do Turismo e executado pelo Instituto Casa Brasil de Cultura em 2008. Ainda em 2008 foi assistente de produção do projetoTercena Literária,  da Barlavento Ações Educacionais. Como assistente de produção trabalhou para a Barlavento Produções no documentário “Cores formas e contrastes de Antônio Poteiro” premiado na Mostra ABD de melhor trilha sonora do XII FICA, e  no filme A Folia e a Tragédia no Espírito da Música, do diretor Amarildo Pessoa. Também foi assistente de produção das edições de 2009 do projeto Musica no Coreto, no FICA a construção da cena goiana, realizado como extensão do XI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, como assistente administrativa e responsável pela elaboração do relatório de execução entregue a Agência Goiana de Cultura Pedro Ludovico Teixeira – AGEPEL. Em 2010 passou a fazer parte da equipe de projetos da Casa Brasil e especializou-se em Produção e Gestão de Projetos Culturais pela Universidade Federal de Goiás – UFG onde apresentou o projeto de intervenção “Observatório da Cultura de Goiânia” como TCC. Idealizadora e gestora do palco Mundo 2.0 que aconteceu no XIII FICA, está formalizando a Associação dos Gestores Culturais de Goiás, onde assumirá como vice- presidente, faz parte da equipe do TEDxCoraCoralina que está desenvolvendo um seminário internacional sobre Economia Criativa a ser realizado em outubro na capital, e participa das discussões do Fórum Permanente de Cultura. Tem o Clube do Design, Pizicatto Produções, SoFun e Under Metal como parceiro em grande parte das ações deste ano.
  
Claudinha Fernandes - Goiana, Pós-Graduada com Especialização em Produção e Gestão de Projetos Culturais pela Universidade Federal de Goiás – UFG com Curso Superior de Tecnologia em Eventos pela Pontifícia Universidade Católica – PUC.
Produtora de vários espetáculos na área de Teatro, Dança e Música.
Coordena produções de Festivais Internacionais e Nacionais de Dança, Cinema e Música. Atua em produções de filmes, gravação de DVDs, lançamento de Cds e eventos culturais.
Professora de Produção Cultural no projeto Bastidores e executa palestras em Universidades sobre gestão e produção cultural.
Proprietária da Claudinha Fernandes Produções que atende na área de produção e comunicação.

Marci Dornelas - Formada e especializada em Educação Física, trabalha com eventos e projetos ligados a cultura e lazer desde 1990 atuando na área de entretenimento com elaboração de projetos específicos para empresas de grande porte na promoção de atividades lúdicas e culturais, em Caldas Novas, Araguaia, Pirenópolis e cidades turísticas
Em 94 abriu a empresa "Lúdica - eventos e projetos culturais" responsável pela criação e organização de vários projetos: Clubinho do Buga (por 5 anos), concursos e festivais de dança, concursos de quadrilhas juninas, colônia de férias paras crianças e terceira idade.
Elaborou em 2009 o Projeto Bastidores.
Foi contemplada pelo prêmio Funarte de Teatro de Rua com o projeto 96 em 2010.
Produções: Quasar - Projeto Dança na Cidade, Grande Arraial de Goiânia, Projeto Pinxinguinha 2005 e 2006, Petrobrás Cultural 2005 e 2006, João Caetano, Udi Grudi-DF, Teatro do Concreto-DF, Cabaré das donzelas inocentes –DF, Sabba Moraes
Atualmente produz: Dúplice, Guido Campos, Zabriskie, Os inoxidáveis, Ivan Lima, Bruno Peixoto, Renata Caetano, Teatro que roda.
Coordena o Teatro do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro e  a produção do Festival Internacional de Artes Cênicas Goiânia em Cena de 2001 a 2010, trabalhou como produtora executiva dos Festivais: Festival Diagnóstico de Dança, Festival Nacional de Teatro, Festival do Boneco, Festival Palhaçada, Festival Jaraguá Uçu de Teatro, FestCine – Festival Brasileiro de Cinema, Festival Canto da Primavera (Pirenópolis), Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental- FICA ( Cidade de Goiás).

Karla Rady - É jornalista, formada pela Universidade Federal de Goiás, turma de 1998. Especializada em Assessoria de Comunicação pela mesma instituição (2003). Especializada em Produção e Gestão de Projetos Culturais, também pela UFG (2010). É editora de importantes publicações do Centro-Oeste, tais como a Revista do Crea, HOJE, Em Tempo e Belle. Já foi editora da revista Casa&Flora, do caderno de Veículos do Diário da Manhã e de diversas outras publicações. Trabalhou como repórter em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no jornal The Manhattan Today. Fala com fluência inglês e francês. Também se comunica em Italiano e Espanhol. Sócia-proprietária da OlhO Comunicação Estratégica, presta serviços de assessoria de imprensa, criação publicitária, gerenciamento de mídia virtuais, produção de vídeos institucionais e jingles, entre outros. Atende às empresas e pessoas de áreas variadas (bancos, shoppings, lojas, associações, restaurantes...), com atuação de destaque na área cultural (bandas, eventos e artistas).

Christiano Verano - É produtor cultural, tendo iniciado sua atuação profissional em 2000, na Universidade Federal de Santa Catarina, onde cursou Engenharia Mecânica. De volta a Goiânia em 2002, vem desenvolvendo projetos culturais diversos, sobretudo nas áreas de cinema, artesanato, música e cultura popular. No cinema produziu cinco documentários sendo dois deles premiados como melhor produção goiana no FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. São eles: Além dos Outdoors (2007) e Vida Seca - Som de Sucata (2010).
Na música produziu CDs e turnês de bandas com Triêro e Vida Seca, com destaque para o projeto Pixinguinha, circulado no Mato Grosso em 2009 e para a Semana do Meio Ambiente da Petrobras / Transpetro, onde o grupo Vida Seca atuou em terminais de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo. No campo da cultura popular foi responsavel pela elaboração, captação e produção executiva dos projetos da "Semana do Folclore do Memorial do Cerrado da PUC Goiás" (2003, 2009, 2010 e 2011) e "Goiânia Mostra Artesanato".
Desde 2006 coordena o projeto Lixo Ritmado Batuque Reciclado, que consiste na formação e manutenção de blocos de percussão que utilizam material reciclado como instrumento. Este projeto atua prioritariamente em comunidades de baixa renda, sendo que desde seu nascimento, já passaram pelo projeto mais de 600 crianças e adolescentes. É sócio fundador da MITO – Projetos Socioculturais, produtora que desenvolve ações de responsabilidade social utilizando linguagens artísticas. É membro do Conselho Temático de Responsabilidade Social da Federação da Indústria do Estado de Goiás. 

Luana Otto - Goiana, nascida em 1981. Graduada em Administração em Turismo pela Universidade Católica de Goiás em 2005. Excelente experiência profissional, em torno de dose anos de atuação na área de produção de eventos em geral e nove anos na área de produção e organização de eventos culturais. Produtora Cultural e Proprietária pela “Balaio Produções Culturais”. Produção de Arte e Produção de Curtas Metragem goianos. Direção de Palco gravação do “DVD grupo Vida Seca” em Goiänia (2010). Projetista, oficineira e produção pelo “Ponto de Cultura Imagem da Memória” na Cidade de Goiás. Produtora Geral pela “Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge”, Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros em Alto Paraíso-GO (2008-2011). Diretora Técnica e Produtora para cinema e shows. Coordenadora de Cultura pelo “Ponto de Cultura Buracão da Arte” - Goiânia-Go. Produtora Artística e Diretora de Palco pelo projeto “Ciranda Cultural do Cerrado”, realizado pelo IBRACE (2010). Secretária de Turismo e Cultura pela “Prefeitura Municipal de Colinas do Sul” (2006-2007). Destaque para culturas tradicionais populares com diversos trabalhos desenvolvidos e em andamento.

Liliane Freitas - É licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Goiás e graduanda em História Cultural pela mesma Universidade. Atualmente trabalha na Difusão Artística da Agencia Goiana de Cultura Pedro Ludovico – AGEPEL. Com experiência nos campos da educação, produção cultural e das artes-cênicas, destacamos suas atuações mais recentes que são como arte-educadora no Projeto Arte-Educação - Fundação Jaime Câmara (2009-2010), na montagem e adaptação de espetáculos como “O pequeno Príncipe”, “O Santo e a Porca” de Ariano Suassuna, “Uma Mistura Chamada Brasil”, dentre outros. Destacamos também sua atuação no Projeto do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, na cidade de Pirenópolis, e no município de Goiânia, pela Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Na área de produção cultural realizou em 2009 o “Projeto Teatro para as Escolas” (Distrito Federal). Atuou como produtora cultural e atriz em importantes grupos, tais como Grupo Tiau e Bença (UFG), Grupo Estrela Produções, Núcleo de Teatro Otavinho Arantes, Ritual Cia. Cênica, tendo ainda atuado como preparadora de elenco na encenação "Álvaro de Campos de Todas as Maneiras - Fernando Pessoa”.  É membro-fundador do Fórum de Culturas Populares e Tradicionais do Estado de Goiás (FCPT-GO). Foi convidada para a produção do 16º Goiânia Noise Festival e do Brasil Central Music (2010), responsável pela assistência na área do receptivo e para o XIII FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo como assistente de produção (2011).

Wildes Andrade - Natural de Goiânia, tem 22 anos. Graduou-se em Ciências Sociais na Universidade Federal de Goiás (2010), graduação-sanduíche na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa Erasmus Mundus da União Européia no âmbito do Programa (ISAC) Improving Skills Across Continents. Ainda na Universidade foi bolsista de pesquisa e extensão em três projetos: Abordagens histórico-etnográficas das relações entre etnias e nação: Brasil e Bolívia (CNPq), Movimentos sociais, direitos humanos e cidadania: um estudo sobre o movimento GLBTT em Goiás (FAPEG e CAPES) e Programa Escola Aberta (MEC/SECAD e UNESCO), a participação nesses projetos rendeu várias publicações e apresentações em congressos nacionais e internacionais. Teve projeto aprovado com bolsa na XIX Jornadas de Jovens Pesquisadores AUGM (Associação de Universidades do Grupo Montividéu), Paraguai (2011). Participou com bolsa do curso de verão Tourisme and Cultural Dialogue na Universidade de Coimbra, Portugal (2009). Fez estágio curricular não-obrigatório remunerado na área de assessoria acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Medicina da UFG (2010). No setor cultural, tem experiência na área editorial, onde foi Diretor Geral da Revista Senso Comum (2008/2009) e co-responsável pela reestruturação da mesma em publicação científica. Atualmente é professor de Sociologia na rede privada de ensino médio de Goiânia, atua na Supervisão de Integração Escola-Comunidade / Produção Cultural do CEP em Artes Basileu França e é Editor-Adjunto da Revista Senso Comum.

Anna Morais - Graduada em Comunicação Social – Audiovisual pela Universidade Estadual de Goiás (2009), especialista em Produção e Gestão de Projetos Culturais pela Universidade Federal de Goiás | IESA (2011) e pós-graduanda do curso de Especialização em Educação para Diversidade e Cidadania (conclusão 2011/2). Estagiou na Escola de Circo Laheto, ministrando oficinas de inclusão digital com fotografia e vídeo. Idealizadora e monitora bolsista do Projeto Anima-Escola (PRE-UEG e PROEXT Cultura - 2009). Também atuou em produções audiovisuais como making of do Encontro de Cultura da Chapada dos Veadeiros (2009), da Mostra Teatral 7 TeNPO (2008), Mudança da Capital para Cidade de Goiás (2007), Programa Grande Arte, com Eliane Lage (2008). Trabalhou na produção do média-metragem documental Brasilidade, de Maianí Gontijo (2009) e no longa-metragem Mudernage, de Marcela Borela. Atualmente é Coordenadora Audiovisual da CUFA Goiás (Central Única das Favelas - Goiás), produtora estadual do Prêmio Anú 2012 e Produtora Cultural do CEP em Artes Basileu França. Em projetos sem vínculo institucional, dirige o Vídeo documental Encontrando Aldeias e produz o projeto Circo Social em FOCO.

Ana Lúcia Barbosa - Produtora Cultural do CEP em Artes Basileu França desde 2009 e artista musical desde a infância. Ana Lúcia, aos 14 anos, iniciou sua carreira no Coral Pequenas Vozes, seguindo sua em quartetos e solo. Representante vocal do CEPABF/E.A. Veiga Valle acompanhou diversos eventos, como por exemplo a comemoração da Independência do Brasil, cantando o Hino Nacional, acompanhada pelo maestro Sérgio Kulmann (BSB). Atualmente, é responsável pela Agenda Cultural, Integração Escola-Comunidade, deste CEP.

Keila Maria de Faria -  É historiadora, bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Goiás. Em 2007 concluiu o Mestrado em História pela mesma instituição, cujo tema da dissertação é - Medéia e Melissa: representações do feminino no imaginário ateniense do século V a. C. Durante o mestrado foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Sua área principal de atuação é História Antiga, pesquisando assuntos relacionados ao gênero, mito e memória, magia, tragédia euripidiana e teatro antigo. Mas atua também com temáticas relacionadas a História Medieval, Métodos e Técnicas de Pesquisa em História, Teoria e Metodologia da História e também Prática do Ensino de História Antiga e Medieval. Realizou diversos cursos complementares: “Formação de orientadores acadêmicos e tutores pela UFG / CIAR - Centro Integrado de Aprendizagem em Rede”, “Extensão Universitária em Documentação e Gestão de Acervos Museológicos pela UFG”, “Extensão Universitária em Iniciação a Arqueologia pela UFG-Museu Antropológico”, dentre vários outros cursos de pequena duração relacionados a antiguidade clássica. Também ministrou mini-curso na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp–Assis) e palestra na Universidade Salgado de Oliveira (Universo-Goiânia).  Tem experiência com o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. Em 2009, mediante a elaboração do projeto: “Escola, sociedade e museus: pontes para a (re)construção de uma memória jataiense “ foi contemplada com bolsa da Pro-reitoria de Extensão e Cultura para o desenvolvimento do projeto supracitado, orientando a bolsista Vicemar do Carmo Silva.
Entre 2007 e 2009 foi professora substituta da Universidade Federal de Goiás – campus de Jataí. Atualmente é tutora do curso de especialização em “Educação Para a Diversidade e Cidadania”, desenvolvida pelo Programa de Direitos Humanos (PDH) da Faculdade de Direito (UFG) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Keila Maria é também pesquisadora do Diretório de Pesquisas do CNPq, cadastrado sobre a nomenclatura: “Laboratório de Pesquisa e Estudo sobre História e Artes do Corpo em Goiânia” (V) LHACO, Coordenado pela professora Drª Rúbia-Mar Nunes Pinto. Aprovada em processo seletivo para dinamizadora de pesquisa e espaços de leitura do CEP em Artes Basileu França, está atuando na Produção Cultural desta instituição.

Lucinete Morais - Goiana, nascida em 1980, formada em História, pela Universidade Estadual de Goiás e pós graduanda em História Cultural pela Universidade Federal de Goiás. Produtora Cultural do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França – Unidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás. Atua como pesquisadora livre de Patrimônio Cultural com ênfase em museus e sistemas documentais – levantamentos e análises de documentos, bens culturais e comunidades tradicionais para projetos arqueológicos, unidades de conservação, dissertações e teses. Consultora em Ações para o Patrimônio para instituições como o SEBRAE. Atualmente, responsabiliza-se pela elaboração de projetos e relatórios, desenvolvimento de planejamento e estratégias de divulgação e comunicação de artistas, grupos e instituições com propostas para a cultura popular, patrimônio cultural, ações culturais e educativas em museus. Recentemente, foi produtora executiva do Projeto Arena Brasil, responsável pelas apresentações das manifestações populares da Tenda Norte, promovido pela Fundação Cultural Palmares em parceria com o Ministério da Cultura, que visa marcar culturalmente as datas cívicas brasileiras, sendo parte da programação da posse da Presidenta Dilma Roussef. É membro da Rede de Educadores em Museus (REM-GO). Entre suas produções acadêmicas realizou programas de Educação para o Patrimônio em escolas públicas na cidade de Goiás. Em 2009, foi Bolsista de Ação Cultural e Educativa no projeto “Constituição de 1988: a voz e alerta do cidadão”, responsável pelos registros audiovisuais e depoimentos a “Carta Cidadã” na cidade de Goiás (Bolsa Fundação Ford) no Muban – Museu das Bandeiras/IBRAM e estagiária no levantamento de Bens Culturais do Município de Natividade/TO, no âmbito do Projeto de Levantamento Arqueológico das Ruínas do Antigo Arraial de São Luiz realizado pelo NARQ/UEG. Desenvolveu junto ao Projeto de Assentamento Serra Dourada estudo sobre a implantação de um Ecomuseu no sítio histórico do Ferreiro, trabalhando conteúdos de patrimônio, cultura, memória e museus. E, ainda como produtora cultural foi responsável pela mobilização e produção do Cinema nos Bairros – um projeto de extensão do reconhecido Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (XFICA/2008) para a comunidade da Cidade de Goiás, receptora do evento e realizou em 2001, dois documentários na temática ambiental sob direção dos goianos Baralle Neto e Beto Leão (ambos in memorian).





Nenhum comentário:

Postar um comentário